Correção dos Maxilares

Beneficiam-se da cirurgia para correção dos maxilares, aqueles com mordida incorreta decorrente do desalinhamento dos dentes e/ou do maxilar. Geralmente, o crescimento dos maxilares é um processo gradual; no entanto, em alguns casos, as partes de baixo e de cima dos maxilares crescem em proporções diferentes, podendo causar problemas funcionais como dificuldades para mastigar, falar, respirar e dormir. Em alguns casos, um desalinhamento severo pode afetar a aparência do paciente causando problemas psicológicos e emocionais.

Lesões ocorridas aos maxilares ou até mesmo defeitos de nascença, também podem afetar o alinhamento dos maxilares. Enquanto ortodontistas geralmente podem corrigir mordidas ou oclusões e desalinhamento de somente os dentes, a cirurgia ortognática ou para correção dos maxilares, pode ser necessária para corrigir desalinhamento de maxilares.

Existem diversos tipos de deformidades dos maxilares que precisam de cirurgia ortognática, podendo acometer maxila, mandíbula ou ambos. Estas deformidades são didaticamente divididas abaixo, embora comumente sejam associadas umas às outras.

  • Retrognatismo mandibular (mandíbula para trás, deficiente, queixo pequeno)
  • Prognatismo mandibular (mandíbula para frente, proeminente, queixo grande)
  • Retrognatismo maxilar (maxilar superior para trás, afundado, lábio murcho, aspecto envelhecido)
  • Excesso vertical de maxila (sorriso gengival)
  • Deficiência vertical de maxila (sorriso envelhecido, que não mostra os dentes)
  • Assimetria facial (sorriso inclinado, mandíbula desviada, rosto ou queixo tortos)
Open chat
Powered by