Exodontias de Terceiros Molares (“SISO”)

Preciso retirar os dentes sisos antes de colocar o aparelho ortodôntico?

Junto com a documentação ortodôntica, será recebida uma radiografia panorâmica. Nela, o ortodontista poderá também avaliar a posição do terceiro molar, chamado de dente do siso da posição desse dente, haverá a necessidade ou não de realizar sua extração. Essa dúvida será respondida pelo seu dentista após a análise dessa radiografia.

Quais são os sinais de que os sisos estão nascendo?

Os principais sintomas da erupção dos sisos geralmente vêm acompanhados com dor, limitação de abertura bucal, edemas, que são inchaços causados pela retenção de líquidos nos tecidos, e até mesmo, em alguns casos, febre. Mesmo que o paciente possua espaço para o nascimento desses dentes, eles costumam causar esses incômodos.

Nesses casos, fazer a cirurgia de extração é indicado?

Para que ocorra a indicação cirúrgica da retirada dos sisos, o procedimento deve estar diretamente relacionado com alguns fatores, como inflamações recorrentes, inclusão dentária, dentes que não nasceram por falta de espaço, entre outros fatores que devem sempre ser avaliados por um profissional da área de odontologia. Se a extração for a melhor saída, o profissional irá indicar as preparações prévias e pós-procedimento.

O que é pericoronarite?

Pericoronarite é um quadro inflamatório ou infeccioso que ocorre em pacientes que possuem dentes semi-inclusos, ou seja, aqueles dentes que estão parcialmente em sua boca. Esse problema geralmente causa inchaço local, dor aguda e limitação na abertura da boca do paciente. É mais comum a sua ocorrência nos terceiros molares, no caso, os den tes do siso.

Quais são os tratamentos indicados?

É importante ressaltar que a consulta com o dentista é necessária para indicação dos medicamentos adequados para cada quadro da infecção. Somente após a melhora dos sintomas, que geralmente ocorrem entre dois a quatro dias, recomenda-se a remoção do dente siso para evitar mais problemas.

A idade influencia na extração de siso?

Sim, o período ideal para a remoção dos dentes do siso é no momento em que suas raízes ainda não estão completas, isso auxilia no ato de remoção e diminui a chance de estarem em proximidade com estruturas anatômicas importantes, por exemplo, o canal mandibular. Esse momento varia de paciente para paciente, porém, geralmente, nota-se um período ideal entre os 16 e 18 anos de idade.

Quando devem ser pedidos exames mais específicos para a extração dos dentes do siso?

Normalmente para a extração desses elementos, usa-se apenas a radiografia panorâmica, porém, em alguns casos que apresentem fatores de risco, como a proximidade com estruturas anatômicas importantes, por exemplo, o canal mandibular, seio maxilar ou o posicionamento, não favorável para um perfeito planejamento deve-se fazer a requisição de exames mais específicos, como a Tomografia Computadorizada Cone Bean. Devemos frisar que esse acréscimo do exame específico é um método de segurança tanto para o paciente como para o profissional.

Indicações para extração dos dentes do siso:

• Falta de espaço para o completo irrompimento do elemento;
• Episódios recorrentes de pericoronarite;
• Dentes inclusos;
• Reabsorção interna/externa ou cárie no incluso ou no dente adjacente;
• Indicações protéticas ou ortodônticas;
• Lesões ósseas oriundas do dente não irrompido (Cisto Dentígero).

 

Open chat
Powered by